Etapas de Intervenção - Estrada - Val de Acór

O percurso para uma vida nova

  • Equipa de intervenção directa +

    Vai ao encontro dos toxicodependentes que por si próprios já não têm capacidade de pedir ajuda, procurando estabelecer a sua ligação com a rede de apoio existente, desenvolvendo paralelamente um processo de motivação e encaminhamento para o rastreio de saúde e tratamento.

    Desloca-se formalmente aos Hospitais, Estabelecimentos Prisionais, Centros Paroquiais, ET´s e, informalmente, aos locais de consumo ou a algum outro lugar que lhe tenha sido assinalado como precisando de ser visitado.

    Tem ainda um protocolo estabelecido com o Centro Regional da Segurança Social de Almada, realizando o acompanhamento de casos no âmbito do RS e Acção Social, encaminhamento para tratamento e grupos de apoio e auto-ajuda. Todas estas situações são para utentes com consumos esporádicos ou regulares que necessitam de apoio.

    Funciona em articulação com o Sector de Primeiras Entrevistas.

  • Sector de Primeiras Entrevistas +

    Realiza com o toxicodependente um trabalho de motivação, com vista à entrada na Comunidade Terapêutica. Paralelamente é tratado todo o processo de entrada, nomeadamente os requisitos médicos, encaminhamento para as Equipas de Tratamento respectivas e a articulação com a rede de apoio existente.

    As entrevistas são realizadas em vários locais de atendimento.

  • Comunidade Terapêutica +

    É a primeira fase do programa terapêutico-educativo. É uma comunidade mista, hierárquica, com uma media mensal de 80 residentes.Tem uma duração média de 12 meses.

    Na Comunidade Terapêutica é trabalhada a vida de relação, a história pessoal e a área emocional, por forma a promover a motivação e o sentido para uma mudança de vida.

    A intervenção terapêutica-educativa realiza-se através de acompanhamento individual, grupos de auto-ajuda, seminários formativos, grupos de expressão de sentimentos: terapia pela arte, dramatizações, bonding, acompanhamento familiar paralelo, grupos de prevenção de recaída.

    A estruturação do dia-a-dia é realizada com especial atenção ao desenvolvimento de competências e ao rigor no cumprimento das tarefas diárias.

    A Comunidade Terapêutica acompanha também pessoas com problemas de abuso e dependência de álcool, com um programa que tem a duração média de 6 meses.

    Recebemos ainda, na mesma Comunidade, num Programa devidamente adaptado, pessoas toxicodependentes com duplo diagnóstico (doença mental concomitante).

    A Comunidade Terapêutica está licenciada pela SICAD e tem 77 camas protocoladas.

  • Reinserção Social +

    • Continuação do processo de crescimento pessoal no sentido de uma menor protecção e um maior contacto com o exterior;
    • Levar à plena inserção no mercado de trabalho, familiar e social;
    • Verificação e reforço de autonomia do indivíduo e sua inserção no ambiente social, cultural, laboral e familiar;
    • Consolidação de um estilo de vida.

    A Casa de Reinserção tem 16 camas protocoladas pelo Centro Regional de Segurança Social.

  • Acompanhamento Familiar +

    Importância

    • A Associação Vale de Acór / Projecto Homem, na sua proposta de intervenção terapêutico-educativa conta com a colaboração da família. Pretendemos que o tempo de reabilitação do seu familiar, seja também aproveitado pela família para recuperar as suas forças e ânimo, reflectir a posição adoptada face à dependência ao longo dos anos e delinear novas estratégias de se posicionar face ao problema.

    Para isso pedimos à família que participe com a periocidade mensal em:

    • Grupos formativos temáticos para compreender a abordagem que o programa faz ao problema das dependências e assim colaborar com o mesmo no acompanhamento que faz ao familiar, funcionando como co-terapeuta,
    • Grupos familiares ou terapia familiar cujo objectivo é melhorar o relacionamento, promovendo a comunicação.
  • 1

Apoie a nossa causa | faça um donativo por Transferência Bancária ou Débito Directo, com todo o conforto e segurança! 

Apoios Institucionais desde o ano 2000

  • 1